Lei Complementar nº 45, de 18 de outubro de 2001

Identificação Básica

Norma Jurídica

Lei Complementar

45

2001

18 de Outubro de 2001

Altera dispositivo da Lei Complementar Nº 018, de 05.07.96, que dispôs sobre a organização do Quadro de Pessoal e Plano de Carreira do Poder Judiciário, cria novos cargos e dá outras providências.

a A
Vigência a partir de 29 de Dezembro de 2008.
Dada por Lei Complementar nº 142, de 29 de dezembro de 2008
"Altera dispositivos da Lei Complementar nº 018, de 05.07.96, que dispõe sobre a Organização do Quadro de Pessoal e Plano de Carreira do Poder Judiciário, cria novos cargos e dá outras providências."
    O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, no uso de suas atribuições legais, faz saber que o Plenário aprovou e eu, Deputado Célio Rodrigues Wanderley, nos termos do § 4º do Art. 43 da Constituição Estadual promulgo a seguinte Lei:
      Art. 1º. 
      Os Anexos V e IX da Lei Complementar nº 018, de 05/07/96, alterada pela Lei Complementar nº 035, de 29 de março de 2000, passam a vigorar com as seguintes alterações:
        Anexo V
        CARGOS COMISSIONADOS DE DIREÇÃO, CHEFIA E ASSESSORAMENTO
        Anexo IX
        DESCRIÇÃO DOS CARGOS COMISSIONADOS

        NOME DO CARGO: ASSESSOR MILITAR – TJ/DAS-403 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Coordenar as atividades de segurança física e pessoal, bem como, Assessorar a Presidência em todos os assuntos de natureza Militar e Policial.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Planejar, organizar e implementar o esquema de segurança física das instalações do Tribunal, inclusive da residência dos Desembargadores, bem como, proporcionar segurança pessoal ao Presidente, aos Magistrados e aos visitantes;

        2. Estabelecer relações do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima com as autoridades militares e policiais;

        3. Receber e encaminhar ao Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima toda documentação oriunda da Polícia Militar, Forças Armadas, Superintendência da Polícia Federal e órgãos vinculados ao Gabinete Militar;

        4. Desincumbir-se da representação militar do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima;

        5. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Oficial da Polícia Militar com Curso Superior.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Assessoria Militar do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima.

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Presidência

        NOME DO CARGO ASSESSOR JURÍDICO – TJ/DAS-404 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Prestar Assessoria Jurídica, pesquisando a legislação, doutrina e a jurisprudência e oferecendo parecer em processos nas áreas jurídica e administrativa.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Fazer pesquisas para fundamentar a elaboração de Projetos de Lei, regulamentos e outros atos da Administração, de interesse do Poder Judiciário;

        2. Acompanhar a tramitação dos Projetos de Lei de interesse do Poder Judiciário, examinando os problemas suscitados nas discussões, sugerindo as providências cabíveis;

        3. Colher elementos informativos e referenciais para as atividades administrativas e judiciárias;

        4. Incumbir-se do exame de assuntos de caráter jurídico, administrativo e econômico – financeiro, de interesse da Administração, bem como emitir parecer nos processos que lhe forem submetidos à apreciação, quando for o caso, as providências cabíveis;

        5. Colaborar na elaboração da proposta orçamentária de relatórios gerais e específicos das atividades do Tribunal de Justiça e de seus dirigentes, fornecendo as informações solicitadas e orientando a coleta de dados;

        6. Elaborar minutas de contratos, convênios e outros atos, do interesse da Administração, quando solicitado;

        7. Analisar, rever e emitir parecer, quando for o caso, sobre contratos e convênios celebrados pelo Tribunal de Justiça;

        8. Emitir parecer sobre requisitórios na forma prevista no Regimento Interno;

        9. Prestar assessoramento em sindicância ou processos disciplinares contra magistrado ou serventuário e proceder à correição em serventia do foro extrajudicial, quando designado;

        10. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: Diploma de Bacharel em Ciências Jurídicas

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Presidência, Vice-Presidência, Corregedoria e Gabinete de Desembargadores.

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Presidência, Vice-Presidência, Corregedoria e Desembargadores

        NOME DO CARGO: ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – TJ/DAS-406 –


        DESCRIÇÃO SUMÁRIA

        Planejar e executar atividades de informação e divulgação das atividades do Poder Judiciário nos diferentes meios de comunicação.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Promover fluxo de informação entre a Administração do Poder Judiciário e o público interno e externo;

        2. Executar releases diários dos jornais de grande circulação;

        3. Encaminhar aos meios de comunicação para divulgação, matérias de interesse do Poder Judiciário;

        4. Manter arquivo atualizado de matérias de interesse do Poder Judiciário;

        5. Manter contato com as assessorias de comunicação dos diversos órgãos públicos;

        6. Acompanhar o Presidente em suas atividades externas;

        7. Apresentar cumprimentos e expedir mensagens por ocasiões festivas e de luto;

        8. Oferecer parecer em matérias ligadas a sua área de atuação;

        9. Executar outras atividades correlatas.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO

        Assessoria de Comunicação Social V

        INCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Presidência

        NOME DO CARGO: ASSESSOR ESPECIAL – TJ/DAS-406 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Prestar assessoramento à Presidência, nas áreas técnica e administrativa

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Prestar assessoramento direto ao Presidente do Tribunal de Justiça elaborando pareceres, pesquisas, estudos e executando trabalhos que lhe forem solicitados, de natureza técnica e administrativa;

        2. Acompanhar os programas executados pelo Poder Judiciário;

        3. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: 2º Grau ou equivalente

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Assessoria Especial

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Presidência

        NOME DO CARGO: 

        ANALISTA JUDICIÁRIO 

        – TJ/DAS-407 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Assessorar os Juízes de 1º Grau.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Prestar assessoramento relacionado com trabalhos auxiliares de pesquisa, análise e interpretação, identificados com os expedientes jurídicos que lhe forem encaminhados;

        2. Pesquisar ementários de legislação e jurisprudência atinentes aos assuntos a ele submetidos;

        3. Colher elementos informativos e referenciais para as atividades administrativas e judiciárias;

        4. Emitir parecer sobre matéria a ele submetida;

        5. Apontar aspectos controvertidos nos expedientes sob análise, mencionando a legislação discutida;

        6. Auxiliar na obtenção de dados ou elementos necessários para estudo dos processos ou expedientes;

        7. Inteirar-se da estrutura e funcionamento dos órgãos do Tribunal e de sua Secretaria (Regimento);

        8. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: Diploma de Bacharel em Ciências Jurídicas

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Gabinetes dos Juízes.

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Juízes de 1º grau

        NOME DO CARGO: SECRETÁRIO DE CONTROLE INTERNO – TJ/DAS-404 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Planejar, coordenar, orientar e controlar as atividades necessárias à fiscalização interna das unidades responsáveis pela Administração do Tribunal quanto à fiel observância das leis e regulamentos.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto a eficácia e eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos do Tribunal;

        2. Orientar os administradores quanto à racionalização da execução da despesa, à eficácia da gestão e à efetividade da atuação dos órgãos do Tribunal;

        3. Coordenar e executar o programa de auditoria interna, a fim de assessorar a Administração do Tribunal na prática de atos de gestão administrativa;

        4. Prestar assessoramento direto ao Presidente do Tribunal de Justiça, no que diz respeito aos processos licitatórios (contratos e/ou serviços).

        5. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: Bacharel em Ciências Econômicas, Contábeis, Administrativas e Jurídicas.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Secretaria de Controle Interno

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Presidência

        NOME DO CARGO: PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO – TJ/DAS-405 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Dirigir e coordenar os trabalhos da Comissão Permanente de Licitação.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Presidir as reuniões da Comissão Permanente de Licitação;

        2. Elaborar e fazer publicar Editais das Licitações;

        3. Autorizar, modificar ou cancelar emissão de Certificado de Registro Cadastral;

        4. Observar os procedimentos licitatórios;

        5. Examinar, avaliar e julgar, com os membros da Comissão, a melhor proposta, dentre as apresentadas, que atenda à Administração;

        6. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: Nível Superior em Administração, Contabilidade, Economia ou Direito.

        Conhecimento Específico da Lei 8.666/93 e suas alterações.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Comissão Permanente de Licitação

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Presidência

        NOME DO CARGO: DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO – TJ/DAS-402 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES

        Compete: Planejar, coordenar e fiscalizar as atividades de Administração de Pessoal, Desenvolvimento de Recursos Humanos, Biblioteca, Compras, Patrimônio, Almoxarifado, Protocolo, Arquivos, Transportes, Zeladoria e Portaria.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS

        1. Planejar , coordenar e supervisionar as atividades das Divisões e Seções subordinadas ao Departamento;

        2. Elaborar o pedido de Aquisição de material – PAM, conforme solicitado;

        3. Acompanhar e fiscalizar a execução dos contratos administrativos do Poder Judiciário;

        4. Emitir requisição de transporte aéreo;

        5. Emitir parecer nos procedimentos administrativos;

        6. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO

        3º Grau Completo com experiência em administração pública. 

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO

        Departamento de Administração

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Diretoria Geral

        NOME DO CARG: CHEFE DA DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS – TJ/DAS-406 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES

        Coordenar e executar as atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoal, avaliação de desempenho, plano de carreira e promoções.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS

        1. Coordenar, supervisionar as atividades das seções vinculadas;

        2. Acompanhar a aplicação dos critérios de avaliação funcional e promocional sugerindo mudanças quando necessárias;

        3. Planejar e acompanhar as atividades de treinamento, reciclagem e desenvolvimento de pessoal;

        4. Controlar e administrar o quadro de lotação dos servidores ocupantes de cargos efetivos e comissionados do Poder Judiciário;

        5. Controlar, administrar e conferir as folhas de pagamento dos magistrados e servidores do Poder Judiciário;

        6. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO

        Bacharel em Direito, Administração ou Contabilidade.

        Conhecimentos da Legislação pertinentes a Área de Pessoal, Capacitação e Treinamento.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO

        Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Departamento de Administração

        NOME DO CARGO: CHEFE DA SEÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL – TJ/DAS-408 –

         

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES

        Coordenar as atividades de controle e registro de pessoal, elaboração de folha de pagamento, direitos e deveres e seus efeitos.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS

        1. Executar atividades de admissão, posse, lotação e movimentação de pessoal; concursados, cargos comissionados e cedidos.

        2. Coordenar em parceria com a DRH a avaliação de desempenho, para fins de promoção, progressão, treinamento, remoção, readaptação e dispensa;

        3. Administrar e controlar o quadro de lotação dos servidores do Poder Judiciário;

        4. Executar as atividades de folha de pagamento dos Magistrados e Servidores do Poder Judiciário;

        5. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO

        Escolaridade 2º Grau Completo.

        Conhecimento Específico: Legislação pertinente a pessoal.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO

        Seção de Administração de Pessoal

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos / Departamento de Administração

        NOME DO CARGO: CHEFE DA SEÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS – TJ/DAS-408 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Coordenar e executar as atividades de treinamento e de desenvolvimento de pessoal.

        DESCRIÇÃO DE TAREFAS

        1. Realizar estudos e pesquisas sobre a necessidade de treinamento;

        2. Promover o treinamento e aperfeiçoamento de pessoal, observando as respectivas prioridades e as normas específicas;

        3. Coordenar em parceria com a DRH, a avaliação de desempenho para fins de promoção, progressão, treinamento, remoção, readaptação e dispensa;

        4. Manter atualizado os assentamentos funcionais no que se refere a treinamento;

        5. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO

        Escolaridade: 2º Grau Completo.

        Conhecimento Específico: Treinamento e desenvolvimento de pessoal e relações humanas.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO

        Seção de Desenvolvimento de Recursos Humanos

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos / Departamento de Administração

        NOME DO CARGO: CHEFE DA SEÇÃO DE BIBLIOTECA – TJ/DAS-408 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Gerenciar unidades de informações, proceder ao tratamento técnico de registros bibliográficos, disponibilizar material à clientela

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS

        1. Organizar, atualizar e promover a manutenção do acervo bibliográfico;

        2. Controlar empréstimos de publicações;

        3. Auxiliar à pesquisa;

        4. Acompanhar as atividades executadas por auxiliares.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO

        Escolaridade: Nível Superior em Biblioteconomia

        Conhecimento Específico: Catalogação bibliográfica.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO

        Biblioteca

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Recursos Humanos / Departamento de Administração

        NOME DO CARGO CHEFE DA DIVISÃO DE MATERIAL – TJ/DAS-406 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES

        Planejar, coordenar e supervisionar as atividades das Seções de Almoxarifado, Compras e Patrimônio.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS

        1. Organizar os processos de compras e as respectivas aquisições;

        2. Distribuir os empenhos por estimativa e globais;

        3. Conferir e encaminhar ao Departamento de Administração os pedidos de aquisição de material;

        4. Supervisionar os prazos de entrega de materiais;

        5. Coordenar o registro e controle dos bens móveis e imóveis do Poder Judiciário;

        6. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO

        2º Grau Completo Conhecimento das Leis 8.666/93 e 4.320/64 e suas alterações.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO

        Divisão de Material

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Material / Departamento de Administração

        NOME DO CARGO CHEFE DA SEÇÃO DE COMPRAS – TJ/DAS-408 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES

        Efetivar o procedimento de compra desde o cadastro de fornecedores até a entrega do material.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS

        1. Organizar os processos de compras e respectivas aquisições;

        2. Organizar e manter atualizado o cadastro de fornecedores;

        3. Instruir e preparar os processos para aquisição de bens e serviços;

        4. Controlar os empenhos por estimativa e globais emitidos para fornecimento de serviços e materiais;

        5. Receber, conferir, classificar e registrar os pedidos de aquisição de material, de prestação de serviços e de execução de obras;

        6. Controlar os prazos de entrega de material e serviços contratados;

        7. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO

        Escolaridade: 2º Grau.

        Conhecimento Específico: Leis n.º 8.666/93 e 4.320/64 e suas alterações.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO

        Seção de Compras

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Material / Departamento de Administração

        NOME DO CARGO CHEFE DA SEÇÃO DE PATRIMÔNIO – TJ/DAS-408

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES

        Executar as atividades concernentes à classificação, codificação, especificação e catalogação dos bens móveis e imóveis do Poder Judiciário.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS

        1. Classificar, registrar e controlar os bens móveis e imóveis do Poder Judiciário;

        2. Observar para que nenhum material considerado permanente seja distribuído sem o respectivo Termo de Responsabilidade e o registro patrimonial;

        3. Controlar a movimentação dos bens móveis, através de Termos de Responsabilidade;

        4. Propor ao Diretor do Departamento de Administração a redistribuíção ou alienação dos bens antieconômicos, obsoletos ou inservíveis;

        5. Fornecer ao Departamento de Planejamento e Finanças as variações patrimoniais dos materiais permanentes, equipamentos e instalações;

        6. Elaborar semestralmente o inventário dos bens imóveis do Poder Judiciário;

        7. Organizar o cadastro, classificar, registrar e controlar a incorporação e o tombamento dos bens imóveis do Estado sob a jurisdição do Tribunal de Justiça;

        8. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO

        Escolaridade: 2o Grau

        Conhecimentos Específico: Legislação pertinente e gestão de materiais.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Seção de Patrimônio

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Material / Departamento de Administração

        NOME DO CARGO: CHEFE DA SEÇÃO DE ALMOXARIFADO – TJ/DAS-408 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Receber, organizar e distribuir material de expediente, equipamentos e maquinários adquiridos pelo TJRR.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS

        1. Receber, conferir e atestar o recebimento do material adquirido, de acordo com as especificações de empenhos, contratos ou documentos equivalentes;

        2. Organizar o material de expediente e limpeza em estoque de forma adequada, em local apropriado e seguro;

        3. Organizar e manter atualizado o registro físico do material em estoque;

        4. Controlar o nível de estoque máximo e mínimo, indicando à Seção de Compras a necessidade de reposição;

        5. Promover a distribuição de material, efetuando os devidos controles de entrada e saída;

        6. Elaborar o demonstrativo físico e financeiro de entrada e saída de material;

        7. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: 2º grau

        Conhecimento Específico: Controle de estoque e distribuição.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Seção de Almoxarifado

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Material / Departamento de Administração

        NOME DO CARGO: CHEFE DA DIVISÃO DE SERVIÇOS GERAIS – TJ/DAS-406 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES

        Planejar, coordenar e supervisionar as atividades das Seções de Arquivo, Protocolo, Transporte, Zeladoria e Portaria.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS

        1. Supervisionar a execução das atividades de arquivo, protocolo, transporte, zeladoria e portaria, limpeza e conservação dos bens do Poder Judiciário;

        2. Supervisionar a entrega de processos, documentos e serviços de telefonia (PABX);

        3. Coordenar os serviços de recolhimento, restauração e eliminação de documentos;

        4. Manter atualizada a relação dos veículos automotores, fazendo levantamento de gasto ,consumo e despesas de manutenção;

        5. Supervisionar a execução dos contratos de limpeza e conservação dos imóveis do Poder Judiciário;

        6. Coordenar e supervisionar os serviços de controle de entrada e saída dos prédios do Poder Judiciário;

        7. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO

        2º Grau Completo.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO

        Divisão de Serviços Gerais

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Serviços Gerais / Departamento de Administração

        NOME DO CARGO: CHEFE DA SEÇÃO DE PROTOCOLO – TJ/DAS-408 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Executar os serviços de recebimento, processamento, classificação, tramitação, remessa e informação de documentos internos e externos.

        DESCRIÇÃO DE TAREFAS:

        1. Receber, numerar e registrar correspondências ou os processos encaminhados ao Tribunal de Justiça, dando-lhes a devida tramitação;

        2. Realizar as atividades de processamento, classificação, distribuição, tramitação, guarda e conservação de documentos;

        3. Manter o serviço de rotina para recolhimento e distribuição de documentos;

        4. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISIÇÕES PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: 2º grau

        Conhecimento Específico: Básico em organização e métodos, atendimento ao público e relações interpessoais.

         INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Seção de Protocolo

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Serviços Gerais / Departamento de Administração

        NOME DO CARGO: CHEFE DA SEÇÃO DE ARQUIVO – TJ/DAS-408 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Executar os serviços de guarda e arquivamento de documentos e processos, oriundos dos diversos setores do Tribunal de Justiça, observando conteúdo, prazos e mantendo a acessibilidade aos serviços de consulta.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Recolher, relacionar e classificar os documentos a serem arquivados, procedendo sua guarda e conservação;

        2. Providenciar a restauração de documentos de valor administrativo e histórico, catalogando-os;

        3. Propor a eliminação de documentos inservíveis à administração ou que tenham seus prazos de custódia expirados;

        4. Manter serviços de consulta local aos órgãos do Poder Judiciário;

        5. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: 2º grau

        Conhecimento Específico: Métodos de arquivamento e cadastro.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Seção de Arquivo

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Serviços Gerais / Departamento de Administração

        NOME DO CARGO: CHEFE DA SEÇÃO DE TRANSPORTES – TJ/DAS-408 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Coordenar o serviço de transportes, bem como a guarda e conservação dos veículos.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Coordenar e controlar a execução das atividades relacionadas à guarda, conservação manutenção e controle de veículos automotores do Poder Judiciário;

        2. Coordenar e controlar o abastecimento dos veículos oficiais, bem como a execução das manutenções necessárias;

        3. Controlar o consumo de combustíveis, lubrificantes, peças e acessórios dos veículos oficiais encaminhando ao Departamento de Administração demonstrativo mensal que evidencie o custo por órgão e por veículo;

        4. Propor o recolhimento e alienação dos veículos antieconômicos;

        5. Atestar o recebimento de peças, acessórios e ferramentas para efeito de pagamentos;

        6. Elaborar a escala de serviço e plantões e controlar a movimentação de motoristas;

        7. Atualizar a documentação dos veículos do Poder Judiciário junto ao DETRAN;

        8. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: 2º grau

        Conhecimento Específico: Conhecimento de Legislação de Trânsito e mecânica automotiva

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Seção de Transporte

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Serviços Gerais / Departamento de Administração

         NOME DO CARGO: CHEFE DA SEÇÃO DE ZELADORIA E PORTARIA – TJ/DAS-408 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Coordenar os serviços de limpeza e conservação de bens móveis e imóveis do Poder Judiciário.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Supervisionar a execução dos serviços de limpeza e conservação das unidades administrativas do Poder Judiciário;

        2. Zelar pela conservação e limpeza dos jardins, pátios, fachadas, auditórios e Tribunais de Júri;

        3. Controlar e fiscalizar o cumprimento dos contratos relativos de limpeza, conservação e vigilância, atestando os serviços com vistas à realização de pagamentos;

        4. Manter atualizadas as cargas dos equipamentos de prevenção contra incêndio;

        5. Executar ou promover a execução de reparos nos bens móveis e imóveis do Poder Judiciário;

        6. Executar mudanças e remanejamento de mobiliários e equipamentos;

        7. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: 2º grau

        Conhecimento Específico: Atendimento ao público e relações interpessoais.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Seção de Zeladoria e Portaria

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Serviços Gerais / Departamento de Administração 

        NOME DO CARGO: DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA – TJ/DAS-402 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Planejar, projetar, orientar e implementar as atividades relativas aos serviços de processamento eletrônico de informações.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS

        1. Planejar, projetar, orientar e dirigir as atividades relativas aos serviços de processamento eletrônico de informações, organização e métodos, desenvolvimento de sistemas, levantamento de necessidades e estudo de soluções, gerenciamento de todo parque computacional e sua rede de teleprocessamento, necessárias ao funcionamento das unidades judiciárias em 1º e 2º Graus do Poder Judiciário do Estado de Roraima;

        2. Implementar as políticas de modernização administrativa, através do processamento eletrônico de informações, priorizadas pela Administração Superior;

        3. Planejar programas de qualificação de pessoal para a Departamento de Informática;

        4. Promover e coordenar a aquisição de recursos e serviços computacionais;

        5. Executar outras atividades afins para a consecução de seus objetivos.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: 3º Grau Completo na área de informática

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO

        Departamento de Informática

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Diretoria Geral

        NOME DO CARGO: CHEFE DA DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS – TJ/DAS-406 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Planejar e Implementar as atividades relativas ao desenvolvimento de sistemas computadorizados

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Planejar, projetar, orientar e avaliar as atividades de desenvolvimento, implantação e administração de sistemas computadorizados;

        2. Estudar, elaborar e propor a racionalização organizacional através de métodos administrativos e judiciários, em decorrência da implantação de sistemas nas unidades judiciárias e administrativas do Tribunal de Justiça;

        3. Coordenar as atividades da área de informática na 1ª e 2ª instância;

        4. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: 2º grau

        Conhecimento Específico: Informática

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Divisão de Desenvolvimento de Sistemas

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Departamento de Informática / Diretoria Geral

        NOME DO CARGO: CHEFE DA DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE REDE E SUPORTE – TJ/DAS-406 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Planejar e Implementar as atividades relativas à administração de rede e suporte

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS: 

        1. Planejar e controlar as atividades de implantação e manutenção dos sistemas operacionais e sistemas operacionais de redes e ambientes correlatos, mantendo-os totalmente integrados;

        2. Planejar, definir, implementar, avaliar e dar manutenção à rede de teleprocessamento e todos os assuntos pertinentes à comunicação de dados;

        3. Promover a perfeita integração entre os sistemas de pequeno e grande porte;

        4. Coordenar as atividades da área de informática na 1ª e 2ª instância;

        5. Executar outras atividades correlatas.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: 2º grau

        Conhecimento Específico: Informática

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Divisão de Administração de Rede e Suporte

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Departamento de Informática / Diretoria Geral

        NOME DO CARGO: DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E FINANÇAS – TJ/DAS-402 –

        DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

        Coordenar as atividades na área de Planejamento e Finanças e assessorar a direção superior do Poder Judiciário em matérias relacionadas à sua pasta.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Assinar, juntamente com o ordenador de despesa, as notas de empenhos, ordens e remessas bancárias;

        2. Acompanhar a elaboração do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Proposta Orçamentária, submetendo-os à apreciação do Presidente do Tribunal de Justiça;

        3. Acompanhar a elaboração dos relatórios semestrais e anuais, bem como a Prestação de Contas;

        4. Coordenar as atividades das Divisões sob sua responsabilidade;

        5. Assessorar a direção superior do Tribunal, em assuntos relacionados à sua pasta;

        6. Executar outras atividades pertinentes.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: Nível Superior em Administração, Contabilidade ou Economia.

        Conhecimento Específico: Conhecimentos nas áreas orçamentária, financeira e contábil.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Departamento de Planejamento e Finanças.

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Diretoria Geral

        NOME DO CARGO: CHEFE DA DIVISÃO DE FINANÇAS – TJ/DAS-406 –

        DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

        Coordenar as atividades desenvolvidas pelas seções a ela vinculadas e assessorar o Diretor do Departamento de Planejamento e Finanças nos assuntos relacionados a sua área.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Acompanhar o fluxo de caixa do Poder Judiciário;

        2. Manter o registro atualizado das contas bancárias do Poder Judiciário;

        3. Conferir e encaminhar os processos para pagamento, mediante documentação exigida pela Legislação e Contratos;

        4. Conferir a movimentação financeira diária à Seção de Contabilidade;

        5. Coordenar as atividades das Seções sob sua responsabilidade;

        6. Assessorar o Diretor do Departamento de Planejamento e Finanças, em assuntos relacionados à sua pasta;

        7. Executar outras atividades pertinentes.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: Nível Superior em Administração, Contabilidade ou Economia.

        Conhecimento Específico: Conhecimentos nas áreas orçamentária, financeira e contábil.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Divisão de Finanças

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Departamento de Planejamento e Finanças / Diretoria Geral

        NOME DO CARGO: CHEFE DA SEÇÃO DE ARRECADAÇÃO E ESTATÍSTICA – TJ/DAS-408 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Acompanhar todas as arrecadações orçamentárias e extra-orçamentárias do Poder Judiciário

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Acompanhar os repasses dos duodécimos e créditos adicionais;

        2. Promover a arrecadação e o recolhimento das rendas públicas, na forma da Lei;

        3. Controlar e avaliar o uso de documentos de arrecadação;

        4. Controlar as contas das Comarcas;

        5. Manter registros dos recolhimentos da Arrecadação;

        6. Elaborar estatísticas sobre dados orçamentários, financeiros, econômicos e patrimoniais do Poder Judiciário.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: Nível Superior em Administração, Contabilidade, Economia ou Direito.

        Conhecimento Específico: Lei de Custas e Emolumentos, Lei n.º 4.320/64 e suas alterações. Legislação de Imposto de Renda.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Seção de Arrecadação e Estatística

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Finanças / Departamento de Planejamento e Finanças

        NOME DO CARGO: CHEFE DA SEÇÃO DE PAGADORIA: – TJ/DAS-408 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Organizar o fluxo de caixa e registrar os recursos financeiros do Poder Judiciário

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Organizar o fluxo de caixa do Poder Judiciário;

        2. Manter o registro dos recursos financeiros destinados à execução orçamentária do Poder Judiciário;

        3. Manter sob controle as contas bancárias do Poder Judiciário;

        4. Elaborar o Boletim de Operações referentes à movimentação financeira diária;

        5. Encaminhar a Contabilidade, através do Chefe de Divisão, a movimentação diária, acompanhada da documentação comprobatória.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: Nível Superior em Administração, Contabilidade ou Economia.

        Conhecimento Específico: Lei n.º 4.320/64 e suas alterações

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Seção de Pagadoria

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Finanças / Departamento de Planejamento e Finanças

        NOME DO CARGO: CHEFE DA SEÇÃO DE CONTABILIDADE – TJ/DAS-408 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Processar os registros contábeis, exercendo controle do sistema orçamentário, financeiro e patrimonial.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Processar os registros contábeis da receita e da despesa do Poder Judiciário;

        2. Acompanhar e controlar os resultados da gestão financeira;

        3. Contabilizar analiticamente a Receita e a Despesa, de acordo com os documentos comprobatórios;

        4. Elaborar, na forma dos prazos determinados, balancetes, balanços e outros demonstrativos contábeis;

        5. Efetuar os registros contábeis dos bens patrimoniais do Poder Judiciário;

        6. Exigir, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, contados do encerramento do exercício, as tomadas de contas dos ordenadores, agentes recebedores ou pagadores;

        7. Elaborar, anualmente a Prestação de Contas do Poder Judiciário.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: Nível Superior em Ciências Contábeis

        Conhecimento Específico: Contabilidade Pública.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Seção de Contabilidade

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Finanças / Departamento de Planejamento e Finanças

        NOME DO CARGO: CHEFE DA DIVISÃO DE PLANEJAMENTO – TJ/DAS-406 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Coordenar as atividades desenvolvidas pelas Seções a ela vinculadas e assessorar o Diretor do Departamento nos assuntos relacionados a sua área.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Fornecer a SEPLAN/RR, com base nas orientações da direção superior do Tribunal, os elementos necessários à elaboração do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias;

        2. Elaborar, em consonância com orientação superior, a Proposta Orçamentária Anual do Poder Judiciário;

        3. Elaborar relatórios mensais, semestrais e anuais sobre a execução orçamentária do Poder Judiciário;

        4. Propor remanejamento de recursos, visando ajustar o orçamento às necessidades do Poder Judiciário;

        5. Conferir os processos destinados à emissão de empenho;

        6. Conferir os empenhos e submeter à assinatura do Diretor e Ordenador de Despesa;

        7. Coordenar as atividades das seções sob sua responsabilidade;

        8. Assessorar o diretor do Departamento de Planejamento e Finanças em assuntos ligados a sua área;

        9. Executar outras atividades pertinentes.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: Nível Superior em Administração, Contabilidade ou Economia.

        Conhecimento Específico: Lei nº 4.320/64, Orçamento Público.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Departamento de Planejamento e Finanças.

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Finanças / Departamento de Planejamento e Finanças

        NOME DO CARGO: CHEFE DA SEÇÃO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA – TJ/DAS-408 -

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Desenvolver as atividades referentes à elaboração e execução do orçamento do Poder Judiciário, de acordo com as Diretrizes Orçamentárias e a legislação vigente.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Promover a execução do orçamento e dos atos pertinentes a créditos adicionais, registrando os empenhos e estornos autorizados;

        2. Efetuar a classificação da despesa e fornecer informação sobre disponibilidade orçamentária, registrando os valores disponibilizados;

        3. Emitir empenhos;

        4. Elaborar demonstrativos mensais sobre a execução orçamentária, indicando créditos, empenhos e saldos das dotações;

        5. Executar, controlar e avaliar o desenvolvimento das atividades concernentes à execução orçamentária e financeira de convênios, contratos, acordos e ajustes, elaborando suas respectivas prestações de contas;

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: Nível Superior em Administração, Contabilidade, Economia ou Direito

        Conhecimento Específico: Lei n.º 4.320/64 e suas alterações e Orçamento Público.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Divisão de Planejamento

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Finanças / Departamento de Planejamento e Finanças

        NOME DO CARGO: CHEFE DA SEÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE – TJ/DAS-408 –

        SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

        Desenvolver as atividades de acompanhamento, controle e avaliação da execução orçamentária e financeira do Poder Judiciário, através dos diversos projetos e atividades que compõem o orçamento.

        DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:

        1. Executar o acompanhamento físico – financeiro dos planos e programas orçamentários do Poder Judiciário;

        2. Efetuar o acompanhamento da execução orçamentária e financeira, compatibilizando os cronogramas de repasse de recursos com aplicações realizadas e previstas de acordo com as informações recebidas;

        3. Efetuar o acompanhamento da despesa do Poder Judiciário, detalhando-o por elemento de despesa e objeto de gasto.

        REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

        Escolaridade: Nível Superior em Administração, Contabilidade ou Economia.

        Conhecimento Específico: Conhecimentos referentes à Lei n.º 4.320/64 e sua alterações, Orçamento Público.

        INDICAÇÃO DE LOTAÇÃO:

        Divisão de Planejamento

        VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA

        Divisão de Finanças / Departamento de Planejamento e Finanças

        Parágrafo único  
        Pelo menos 20% (vinte por cento) dos cargos em comissão serão preenchidos por servidores do Poder Judiciário ocupantes de cargo efetivo.
          Art. 2º. 
          As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão à conta das dotações orçamentárias do Poder Judiciário a partir do Exercício Financeiro de 2002.
            Art. 3º. 
            Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.
              Palácio Antônio Martins, 18 de outubro de 2001.
                 
                Dep. CÉLIO RODRIGUES WANDERLEY
                Presidente em exercício

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