Lei Complementar nº 7, de 26 de agosto de 1994
Dada por Lei Complementar nº 153, de 21 de dezembro de 2009
Os esgotos sanitários deverão ser coletados e receber destinação adequada, de forma a evitar contaminação de qualquer natureza.
Na inexistência de rede coletora de esgotos, compete ao órgão ambiental fiscalizar sua execução e a manutenção de medidas saneadoras, sendo terminantemente vedado o lançamento de esgoto "in natura".
A coleta, transporte, tratamento e disposição final do lixo, obedecerão a condições de segurança para o bem-estar da população e manutenção de condições ambientais adequadas.
TABELA I
PORTE DO EMPREENDIMENTO | PEQUENO | MÉDIO | GRANDE | EXCEPCIONAL |
GRAU DE POLUIÇAO | PEQ MED GRA | PEQ MED GRA | PEQ MED GRA | ALTO |
Licença Prévia | 10 15 20 | 25 30 35 | 40 45 50 | 60 |
Lic de Instalação | 20 25 30 | 30 35 40 | 45 50 55 | 80 |
Lic. de Operação | 25 30 35 | 40 45 50 | 55 60 65 | 100 |
Lic. de Ampliação | 30 35 40 | 45 50 55 | 60 65 70 | 120 |
- REMUNERAÇÃO DAS LICENÇAS EM REAL, PARA ATIVIDADE INDUSTRIAL
TABELA II
PORTE DO EMPREENDIMENTO | PEQUENO | MÉDIO | GRANDE | EXCEPCIONAL |
GRAU DE POLUIÇAO | PEQ MED GRA | PEQ MED GRA | PEQ MED GRA | ALTO |
Licença Prévia | 05 10 15 | 15 20 25 | 30 34 40 | 50 |
Lic de Instalação | 15 20 25 | 30 35 40 | 45 50 60 | 60 |
Lic. de Operação | 20 25 30 | 35 40 45 | 50 55 65 | 80 |
Lic. de Ampliação | 25 30 35 | 40 45 50 | 55 60 70 | 90 |
- REMUNERAÇÃO DAS LICENÇAS EM REAL, PARA ATIVIDADE INDUSTRIAL
200 + (A x B x C) + (D x A x E) = Valor em REAIS
ONDE:
A = Nº DE TÉCNICOS ENVOLVIDOS EM ANÁLISES;
B = Nº DE HORAS/HOMENS DOS TÉCNICOS NECESSÁRIOS PARA ANÁLISES;
C = VALOR EM REAL DA HORAS/HOMENS DOS TÉCNICOS CONVOCADOS PARA ANÁLISES ESTIPULADO EM 2 (DOIS) REAIS;
D = DESPESAS DE VIAGENS, ESTIPULADOS EM REAIS;
E = Nº DE VIAGENS NECESSÁRIAS.
ATIVIDADES INDUSTRIAL
PORTE DO EMPREENDIMENTO | PARÂMETRO DA AVALIAÇÃO | ||
AREA CONSTRUÍDA TOTAL (M2) | INVESTIMENTO TOTAL (REAL) | Nº DE EMPREGOS | |
PEQUENO | ATÉ 2.000 | DE 5.000 a 20.000 | ATÉ 10 |
MÉDIO | DE 2.001 a 10.000 | DE 20.001 a 50.000 | DE 11 a 100 |
GRANDE | DE 10.001 a 40.000 | DE 50.000 a 100.000 | DE 100 a 1.000 |
EXCEPCIONAL | ACIMA DE 40.000 | ACIMA DE 100.000 | ACIMA DE 1.000 |
CLASSIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO SEGUNDO O PORTE
1. A atividade poluidora será enquadrada pelo parâmetro que der maior dimensão dentre os parâmetros disponíveis no momento do requerimento.
2. Considera-se investimento total o somatório do valor atualizado de investimento fixo e do capital de giro da atividade
ATIVIDADES NÃO INDUSTRIAL
PORTE DO EMPREENDIMENTO | PARÂMETRO DA AVALIAÇÃO | ||
AREA CONSTRUÍDA TOTAL (M2) | INVESTIMENTO TOTAL (REAL) | Nº DE EMPREGOS | |
PEQUENO | ATÉ 600 | ATÉ 2.000 | ATÉ 10 |
MÉDIO | DE 601 a 1.000 | DE 2.001 a 10.000 | DE 11 a 50 |
GRANDE | DE 1.001 a 4.000 | DE 10.001 a 20.000 | DE 51 a 100 |
EXCEPCIONAL | ACIMA DE 4.000 | ACIMA DE 20.000 | ACIMA DE 100 |
CLASSIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO SEGUNDO O PORTE
1. A atividade poluidora será enquadrada pelo parâmetro que der maior dimensão dentre os parâmetros disponíveis no momento do requerimento.
2. Considera-se investimento total o somatório do valor atualizado de investimento fixo e do capital de giro da atividade
ATIVIDADES INDUSTRIAL
ATIVIDADE QUANTO AO GRAU DE IMPACTO | PARÂMETRO DA AVALIAÇÃO | |||
ATIVIDADE | GRAU DE POLUIÇÃO | |||
PEQUENO | IND. DE PROD. MINERAIS NÃO METÁLICO | AR | ÁGUA | SOLO |
INDÚSTRIA DE MADEIRA | M | P | P | |
INDÚSTRIA DE MOBILIÁRIO | M | P | P | |
IND. DE PROD. ALIMENTICIOS | P | P | P | |
IND. DE PROD. ALIMENTICIOS | P | P | P | |
MÉDIO | EXTRAÇÃO E TRATAMENTO DE MINERAIS | P | M A G | M |
INDUSTRIA METALURGICA | P | M | M | |
INDUSTRIA DE PAPEL E PAPELÃO | M | M | M | |
INDUSTRIA DE BORRACHA | M | M | M | |
INDUSTRIA DE COUROS E PELES SIMILARES | P | G | M | |
INDUSTRIA QUIMICA | M | P A G | P A M | |
INDUSTRIA DE MATERIAL PLÁSTICA | M | M | M | |
INDUSTRIA TEXTIL | M | M | M | |
IND. DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS | P A M | P A M | P | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA | P | P A G | P A M | |
IND. DE BEBIDAS E ÁLCOOL | P | P A M | M | |
TRANSPORTE E TERMINAIS | M | M | M | |
SERVIÇOS MÉDICOS VETERINÁRIOS | M | M | M | |
GRANDE | EXTRAÇÃO E TRATAMENTO DE MINERAIS | M | G | G |
INDUSTRIA METALURGICA | G | G | G | |
INDÚSTRIA DE PAPEL E PAPELÃO | G | G | G | |
INDÚSTRIA DE BORRACHA | G | M | M | |
INDUSTRIA DE COUROS E PELES SIMILARES | M | G | M | |
INDUSTRIA QUÍMICA | G | M A G | M | |
CONSTRUÇÃO CIVIL | M | G | G | |
LIMPA FOSSA | M | G | G | |
DISTRITO INDUSTRIAL | G | G | G | |
ATIVIDADE AGROPECUÁRIA | G | G | G | |
SERVIÇO DE UTILIDADE PUBLICA | M A G | G | G | |
TRANSPORTE E TERMINAIS | M | G | M A G |
As normas publicadas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo de Roraima, não substituem a publicação oficial. Esse sistema visa apenas facilitar a visualização de forma mais detalhada e dinâmica.
E-mail para dúvidas e sugestões: secleg@al.rr.leg.br